O Brasil sempre se apresentou como um País de grandes riquezas e grandiosas oportunidades para atingir um desenvolvimento que assegure para sua população condições de vida com qualidade e prosperidade. O Brasil é administrado por indivíduos com dificuldades nas habilidades de planejar e liderar suas respectivas equipes governamentais. E, além disto, sua população desconhece práticas administrativas e gerenciais como uma ciência, e tratam esta
área como um campo de aprendizado fundamentado no conhecimento popular e empírico. O desconhecimento da administração e falta de exemplos de gestões eficientes traz para sociedade conceitos deturpados com relação a este ambiente.
Entretanto, desde o início do século passado, desmistificando esse cenário de “achismo” e “senso comum”, um engenheiro americano Frederick W. Taylor com idéias e estudos sobre a arte de administrar, tratando-a agora como uma ciência. Seus estudos e considerações sobre a Administração tornaram-se um marco na história da mesma, sendo a partir de então visto como o precursor dessa história. Apesar de todas as críticas feitas ao engenheiro, seus estudos foram o passo inicial para a evolução da Ciência da Administração.
Sendo assim, considerando-se que neste ano de 2011, o livro de Taylor: “PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA”, que deu origem aos demais estudos, completa exatos 100 anos de publicação, o IV Encontro de Administradores homenageia este grande precursor da “arte de Administrar” como forma de agradecimento por sua imensa contribuição para o crescimento e evolução desta magnífica profissão.
Voltando ao nascedouro da gestão, surge a administração na sua forma essencial de conhecimento científico como uma resposta para reverter um quadro de expectativas perdidas e promover uma transformação nos conceitos e práticas administrativas existentes. Rompendo com os paradigmas retardatários e ineficientes, além de construir uma realidade com profissionais capacitados para liderar toda e qualquer organização, de forma que o mesmo venha a atingir o desenvolvimento sustentável.
As expectativas por evolução desenvolvimento e inovação encontram nos princípios da Administração o segredo para o efetivo avanço dos tempos modernos. Uma organização ou Instituição Pública quando bem Administrada provê o desenvolvimento para toda a sociedade que a rodeia, melhorando as condições de vida de toda a população. Desta forma o processo de formação e informação do evento será voltado para:
  1. O desenvolvimento da consciência crítica sobre as dificuldades e problemas no Brasil em decorrência das formas administrativas rudimentares e ineficientes;
  2. Apresentar a Ciência da Administração como uma chave para prover de forma ordenada a dinâmica evolução do país.

Categories:

Leave a Reply

Faça um comentário